A filósofa e ativista norte-americana Angela Davis já teria muito em comum com a liderança do Movimento dos Sem Teto

Postado por Cidadã FM em 22/out/2019


–  A filósofa e ativista norte-americana Angela Davis já teria muito em comum com a liderança do Movimento dos Sem Teto do Centro (MTSC) Preta Ferreira, diante da luta que desenvolvem em defesa das mulheres negras, pobres, periféricas.

–  Mas a prisão de Preta, em 24 de junho, trouxe às duas mais uma semelhança: a ativista norte-americana permaneceu 16 meses na cadeia, no início dos anos 1970, sob risco de pena de morte, aos 26 anos, acusada de crimes que jamais cometeu.

–  Cantora e produtora cultural, Preta, de 36 anos, ficou presa por 109 dias e assim como Angela – que ganhou reconhecimento internacional após sua prisão –, saiu da penitenciária feminina de São Paulo ainda maior. E aguarda em liberdade o reconhecimento de sua inocência.

– Foi isso que a jovem artista relatou a Angela Davis neste domingo (20), ao lado da mãe Carmem Ferreira, também líder do MTSC, Juntas receberam a ativista que logo na chegada anunciou: “Vim com uma questão, que é saber como posso ajudar”.

 

– Em sua primeira passagem por São Paulo, Angela Davis fez questão de ir ao encontro de Preta e Carmen, proibidas de sair de casa aos finais de semana por medida cautelar, para ouvi-las e somar-se à luta pela sua inocência.

 

– Preta cantou para Angela Davis uma música que compôs para as presas e que entoavam todas as noites para aquecer as almas e corações sofridos. “Era um hino nosso lá dentro”, contou Preta.

 

 

– “No presídio, li Uma Autobiografia e pensava que se Angela passou por tudo isso, resistiu e tornou-se o que é, eu também tenho que resistir”, disse Preta, emocionada.

– “Angela é da mesma época de luta que eu. Enquanto eu resistia aqui no Brasil, ela resistia nos EUA”, completou Carmem.

– Davis agradeceu a recepção e reforçou a importância de dar projeção ao caso. Participaram da visita as deputadas Erika Malunguinho e Isa Penna e também a cantora Maria Gadú, amiga pessoal da família.

Nossa Agenda