Já Regou Suas Plantas?

Rádio Cidadã FM - A VOZ do Butantã.



O programa Já Regou Suas Plantas? visa difundir e estimular a vivência no movimento reggae e cultura Rastafari, através da reflexão ecológica, política e social. Hoje conta com produção da Associação Portal RAS e Coletivo Elefante e locução de Pedro Comuna, músico e historiador, morador do bairro do Butantã desde a infância.

O programa procura estabelecer um canal educativo entre os ouvintes e a rádio (com discussões, debates e informações). Os temas referentes à História do Brasil, Cultura Afro-Brasileira, Povos Nativos Originais, História da África bem como História Geral e da América e História da Jamaica são foco do conteúdo informativo e formativo do programa. O programa “Já regou suas plantas?” foi fundado em 2002 na rádio livre Várzea onde ficou no ar até 2006. Após alguns anos ele está de volta ao ar, agora na Rádio Comunitária do Butantã, Cidadã FM.

Um espaço de divulgação e promoção da cultura reggae e Rastafar. Prioriza as bandas independentes e autorais. Um espaço comunitário fruto da movimentação de diversas bandas e coletivos.

Ao longo dos dois primeiros anos no ar na Cidadã FM já passaram mais de 120 artistas tocando ao vivo e muitos convidados; além da organização e produção de 7 Festivais de Bandas em espaço público, gratuitos, que uniu 26 bandas e sound system; nestes dias também aconteceram DESAFIO DE SKATE, com premiação.

O programa é inserido em uma rede articula diversas bandas, coletivos e indivíduos em São Paulo (capital e interior), Salvador, Brasília, MG e SC. Também é participante ativo na Associação Portal R.A.S.

Já passaram pelo Já Regou através de visitas e entrevistas: Cedric Myton (The Congos), RZ Jackson, Errol Dunkley, The Waling Souls todos fundadores do reggae jamaicano; Jim Marshall (Ethiopian and Reggae Archive), além de Pato Banton, ícone do reggae internacional.

Grandes bandas nacionais também marcaram presença como Planta e Raiz, Tribo de Jah, Ponto de Equilíbrio, entre outros artistas brasileiros.

O programa visa realizar festivais de bandas , cultura e artes gratuitos em locais públicos. Veicula um vasto repertório musical do reggae, contemplando todas suas vertentes (dub, rockstady, ska, dancehall, raggae, entre outras) favorecendo produções do cenário musical e cultural/educativo que não estão nas grandes mídias, e/ou vinculado à critérios eminentemente comerciais.

Portanto o foco da programação é a produção independente e autoral.

Participante do Fórum do Reggae de São Paulo com o objetivo que conquistar políticas públicas para o Reggae e Cultura Rastafari.

 


Nossa Agenda

Instagram - @cidadafm

Escute as entrevistas da parceria da Webrádio da Câmara Municipal e o Fórum das Rádios Comunitárias.

Cidadã FM

Aqui na Cidadã FM você consegue escutar as entrevistas realizadas pela parceria da Webrádio da Câmara Municipal de São Paulo […]