Dia Internacional da Língua Portuguesa é Comemorado com Três Dias de Programação Gratuita

Postado por Mariana Manetta em 03/maio/2018


Comemorações tem início nessa quinta e seguem até sábado, na Estação da Luz, Centro de São Paulo, com shows de música, apresentação de ‘slam’, exposições, contação de histórias e oficinas, que unem tecnologia e múltiplas linguagens artísticas

 

A programação cultural, gratuita e aberta ao público, desta quinta (3) até sábado (5), é parte da pergunta ‘Qual é a sua língua portuguesa?’ para percorrer a riqueza de sotaques e influências deste idioma: elo que ao mesmo tempo une e torna singulares os nove países onde a língua portuguesa é falada (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste). A iniciativa é parte das ações culturais e educativas do Museu da Língua Portuguesa, atualmente em reconstrução.

Sob os temas “Escritoras contam a história da língua portuguesa”, “A palavra como imagem”, “Poesia falada” e “O som das palavras”, a programação inclui, por exemplo, um show da cantora e percussionista moçambicana Lenna Bahule e uma performance da dupla de artistas audiovisuais VJ Suave, em que triciclos adaptados serão utilizados para projeções nas paredes da estação.

Já a atriz Andi Rubinstein vai contar histórias de mulheres escritoras de Moçambique, do Brasil e Portugal. Nessa mistura, o sarau de slammers, com curadoria da artista Roberta Estrela D’Alva, traz os sotaques das periferias, enquanto o show do grupo de rappers indígenas Bro MC’s une português e guarani.

O Museu da Língua Portuguesa foi atingido por um incêndio em dezembro de 2015 e atualmente está em reconstrução. Já foi concluída a etapa de restauro das fachadas e esquadrias. Atualmente, está em curso a reconstrução da cobertura do edifício e, em seguida, será iniciada a obra do interior do prédio. Por fim, terá início a instalação da museografia. A previsão de reabertura é no segundo semestre de 2019.

Dia Internacional da Língua Portuguesa

3, 4 e 5 de maio de 2017

Estação da Luz (Praça da Luz, 1)

Grátis

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

DIA 3, QUINTA-FEIRA

10h – Oficina de construção e customização de maquetes

12h – Literatura – Narração de história

14h – Oficina: A palavra como imagem

17h – Poesia Falada – Zap!Slam – Zona Autônoma da Palavra

18h – O som das palavras – Show: Lenna Bahule e João Taubkin

 

DIA 4, SEXTA-FEIRA

10h – Oficina de construção e customização de maquetes

12h – Literatura – Narração de história

14h – Oficina: A palavra como imagem

17h – Disco Aula – DJ Eugênio Lima

18h – O som das palavras – Show: Bro MC’s

 

DIA 5, SÁBADO

10h – Oficina de construção e customização de maquetes

12h – Literatura – Narração de história

13h – O som das palavras – Show: Peneira e Sonhador
Os repentistas Peneira e Sonhador são vistos diariamente no centro de São Paulo em grandes rodas de curiosos e transeuntes, atraídos pelos seus versos ligeiros e provocadores. São 20 anos de exercício poético pelas ruas alimentando a tradição oral da literatura de cordel.

 

 

 

Nossa Agenda