Agenda de Arte e Cultura

Postado por Cidadã FM em 06/nov/2019


CINUSP

A mostra PODER PRETO traz narrativas de pessoas negras que tomam para si o poder de tecer a própria história no espaço cinematográfico, incorporando questões identitárias e culturais, mas que não resumem a existência dos personagens à opressão do racismo. Cada filme carrega uma significação diferente de herança e identidade negra, sem omitir implicações políticas de ser um indivíduo negro, mas também celebrando a excelência em conquistar espaços de relevância na cultura ocidental.

 A indústria cinematográfica mundial, sendo produto de sociedades embasadas em princípios e historiografias eurocentricas e norte-americanas brancas e racistas, só recentemente começou a diversificar, dentro do mainstream, o leque de representatividade da comunidade negra. 

 

Sala Cinusp Paulo Emílio

Rua do Anfiteatro, 181

Colméia – Favo 04

Cidade Universitária

São Paulo, SP

  

 

chi-raq 

6 de novembro de 2019 – 16h00 – Cinusp Paulo Emílio

Sinopse

chi-raq

Quando uma criança morre por uma bala perdida, as mulheres e namoradas de membros de gangue em Chicago iniciam uma greve de sexo na tentativa de acabar com os conflitos armados e com a violência da cidade.

Spike Lee implementa uma estética extravagante, misturando comédia grega e musical, para falar sobre o ambiente urbano de Chicago — apelidada de “Chi-raq” em referência aos altos níveis de homicídios e crimes locais.

  

atlanta – epísodio 7 da 2ª temporada

Paper Boi vai ao programa de entrevistas de Montague e quando assuntos como a “transição racial” começam a ser abordados pelo entrevistador suas opiniões entram em conflito com as de outra convidada rendendo um debate cheio de reviravoltas.

O episódio escrito e dirigido por Donald Glover – um dos protagonistas da série – simula o formato televisivo dos talk shows americanos contendo até mesmo propagandas fictícias inseridas em intervalos comerciais.

 

Ficha técnica

chi-raq

EUA, 2015, 93’

Direção: Spike Lee

  

atlanta – epísodio 7 da 2ª temporada

EUA, 2017, 25’

Direção: Donald Glover

 

  

SPCINE BUTANTÃ

CEU BUTANTÃ

Endereço: AV. ENG. HEITOR ANTÔNIO EIRAS GARCÍA, 1728

Bairro: JARDIM ESMERALDA

Dus sessões QUA 06/11 15h00, 17h00

 

CORGI: TOP DOG

SINOPSE

O corgi Rex foi escolhido como “Top Dog”, o cachorro preferido da Rainha. Ele vive cercado de outros cachorros no Palácio de Buckingham, repleto de alimentos finos e outras mordomias. Quando uma visita do presidente Donald Trump à Inglaterra tem desdobramentos negativos graças a Rex, o cachorro abandona o Palácio e se aventura por Londres. No caminho, faz novos amigos no canil e se apaixona por Wanda, uma cadela prometida ao cão mais valente do local. Rex precisará reunir todos os esforços necessários para conquistar o amor da sua vida e voltar aos braços da Rainha

DIREÇÃO

Ben Stassen, Vincent Kesteloot

   

ÓPERA NA TELA

Class. Livre2D | ORIGINAL | INGRESSOS: ENTRADA FRANCA

QUA 06/11 19h30

Ações educativas

 

O Festival Ópera na Tela tem por vocação a excelência e cumpre seu papel fundamental ao oferecer o que há de mais sofisticado em cultura lírica ao público brasileiro. Mas não se trata apenas de ofertar, mas também de cativar e incentivar a formação de novas plateias para essa linguagem tão rica.

Esse ano faremos sessões educativas nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo exibindo trechos de cinco das doze Óperas selecionadas – Don Giovanni, Rigoletto, O trovador, Orfeu e Eurídice, Loengrin.

As sessões poderão ocorrer em cinemas e escolas interessadas em recebê-las.

A programação das operas a serem exibidas no Céu Butantã não está disponibilizada

Se você estiver interessada ligue para o Ceu Butantã ligue no vasape 9.5610-2176

  

Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso (SESI) (456 lugares)

Avenida Paulista, 1313 (Cerqueira César)

Ganga Zumba Leitura

 Sinopse: Ganga Zumba, o primeiro rei do quilombo de Palmares, tem seus pensamentos atormentado após os brancos terem queimado o mocambo que leva o nome de sua mãe, a princesa Aqualtune. Frente a este ocorrido ele é colocado diante de uma importante decisão que pode mudar drasticamente o rumo de Palmares.

Local: Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso (SESI) (Paulista)

Data: Dia 6 de Novembro (quarta). às 20hPreço: Grátis

Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso (SESI) (456 lugares)

Avenida Paulista, 1313 (Cerqueira César)

 

Ganga Zumba já foi personagem do espetáculo Zumbi no auge do teatro de Arena escrito por Gianfrancesco Guarnieri musicado por Edu Lobo

Leitura dramática – A louva-a-deus

Leitura, 18 anos.

 Sinopse: Memórias se presentificam enquanto uma mulher, Carina, é interrogada a respeito da morte de um homem. O fato está consumado, a questão é compreender o porquê aconteceu. Na tentativa de recuperar sua história até o momento presente, Carina revive em fragmentos afetos e violências. Como começar do começo isso que perdura por toda a existência?

Local: Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso (SESI) (456 lugares)

Avenida Paulista, 1313 (Cerqueira César)

Data: Dia 6 de Novembro (quarta). Às 18h.Preço: Grátis

Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso (SESI) (456 lugares)

 

 

 

 

Casa das Rosas (40 lugares)

Avenida Paulista, 37 (Paraíso)

Ave Os Hinos Homéricos: Poesia e Performance no

Pensamento Mítico Leitura

 Sinopse: Apresentação de três hinos que constituem a coletânea dos Hinos homéricos, em tradução que privilegia os aspectos poéticos e performáticos da obra, antecedida por uma palestra sobre o gênero hínico, o pensamento mítico da Antiguidade e os critérios que nortearam a tradução e a elaboração da performance.

Local: Casa das Rosas (Paulista)

Elenco/Direção: Direção/roteiro: Rodrigo Bravo. Recitação: Maria Vitória Siviero.

Data: Dia 6 de Novembro (quarta). Às 19h.Preço: Grátis

Casa das Rosas (40 lugares)

 

 

 

Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa (631 lugares)

Rua Vergueiro, 1000 (Paraíso)estação vergueiro do metro

Entre Muros e Poesias

Funk, rap, hip hop

 Sinopse: O show “Entre Muros e Poesias”, novo disco do poeta e MC, Fernaun, em parceria com a banda Madbredas, será apresentado no CCSP. Antes do show, terá um sarau com microfone aberto para o público participar com poesias e textos autorais. Os convidados que Fernaun se refere são os poetas Kimani, Mana Bella, Renato Kolla e Beká que participam do evento cantando com o artista e declamando poemas.

Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa Paulista) Data: Dia 6 de Novembro (quarta). Às20h.Grátis Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Avenida Paulista, 37 (Paraíso)

 

Nossa Agenda